quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

A INTERTEXTUALIDADE

A INTERTEXTUALIDADE

9 Disse o Senhor a Oséias: Põe-lhe o nome de Não-Meu-Povo, porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.

Livro do Profeta Oséias, cap. 1:9.



 

Oséias.

Escritor, pregador e profeta de DEUS.

 


Obra de Antônio Francisco Lisboa (1738-1814).

Escultor, entalhador e arquiteto brasileiro.


A sociedade do rico

Exclui o pobre,

Mas o que eu tenho com isso?

Eu sou afortunado.


A desumanidade

Exclui o iletrado,

Mas não estou interessado,

Pois eu sou um polímata.


“Meu amigo, se desejas
paz crescente e guerra pouca
ajuda sem reclamar
e aprende a calar a boca.

Casimiro Cunha (1880-1914).


O racismo

Com o seu cinismo

Afasta todo negro

Da vida social,

Mas eu não ligo

Porque sou branco

E nesse castigo

Não sou incluído.


A Mulher rica

Casada e bem dotada

Nega pousada

À menina desesperada:

Eu não estou nem aí

Pois estou aqui

No meu lar.


A mãe solteira

Entra na fileira

Para conseguir um emprego

Para alimentar o filho seu,

Mas a ela ninguém deu

A oportunidade

De ganhar o pão honesto:

Eu não me importo,

Pois estou no meu posto.


A menina faminta

Pede à criança rica

Um pedaço de bolo:

Mas eu nem dou bola,

Pois tenho a toda hora

Tudo o que precisa.


Um pobre coitado

À prisão foi levado

Porque roubou alimento

Para o passageiro sustento:

Eu não dou a mínima,

Pois na minha cozinha

Tenho tudo com fartura.


“Agora estão me levando,
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.”



Bertolt Brecht (1898-1956).

Dramaturgo e poeta alemão.


Vê-se que a indiferença

Até hoje é uma crença

Que muita gente adota,

Porque ainda não gosta

Do Ato de Ajudar.


“Escreve as ofensas na areia e os benefícios no mármore.



Benjamin Franklin (1706-1790). Diplomata, escritor, jornalista, filósofo e cientista norte-americano.


Quem tem dinheiro de sobra

A consciência sempre cobra

A Ação da Caridade.


“Aquele que uma vez lhe fez uma gentileza estará mais disposto a fazer-lhe outra do que aquele que foi obrigado a fazer alguma.”

Benjamin Franklin (1706-1790).


Negar tal ato

É estar de fato

Na ignorância total

Da Lei de Causa e Efeito,

Onde Dever e Direito

Têm de ser respeitados.


“Não te rias de quem chora

Toda dor faz ida e vinda

E na botija de vinagre

Tem muito vinagre ainda.”



Casimiro Cunha (1880-1914).

Poeta brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário